segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Oui, Paris!

 Quem me conhece sabe, meu maior sonho era conhecer Paris!


Numa época da minha vida achei que esse sonho ficaria pra próxima encarnação, pois sempre pesquisava e o valor de uma viagem como essa não combinava com o meu bolso. Lá por 2017 uma tia chegou onde eu trabalhava falando sobre uma recuperação de cidadania européia, muitos primos estavam dando entrada na papelada. Uma luz piscou na minha cabeça!  Na hora falei: Eu quero fazer!!! Na segunda etapa da recuperação eu precisaria ir até Luxemburgo para assinar os papéis e era a desculpa que eu precisava para me mexer e botar esse sonho para acontecer!!

Eu já conhecia Paris da internet, pesquisava os pontos turísticos desde que me lembro de ter um computador. Abria imagens 360 e passeava pelas ruas, sabia exatamente onde queria ir e o que queria visitar quando essa hora chegasse! E então a hora chegou! Comecei a fazer a parte mais gostosa da viagem: Planejar!! 

Iriamos em março, uma época de frio, temperatura média de 10 graus. Emprestei roupas, botas, montei minha mala já pensando nas combinações e não levar roupa demais.

Abri o Google Maps e fiz todos os roteiros, A PÉ,  passando pelos pontos turísticos, pontes, cafés... 

No dia da viagem eu não cabia em mim, fotografei tudo do inicio ao fim! Fiz pose no meio da rua, arrisquei um francês e também um péssimo inglês e em nenhum momento os franceses foram rudes conosco como costumam falar por aí, muito pelo contrário! Eram muito gentis, viam que estávamos nos esforçando para nos expressar e assim nos ajudavam, faziam mimica, arriscavam um portunhol e até ao Google tradutor alguns recorreram!

DICA DE OURO:

O Google tem um aplicativo chamado Google Lens, você aponta a câmera do celular para o cardápio, por exemplo, e ele traduz direto na tela do celular! Outra dica é usa-lo na máquina do metrô para saber como comprar o tiket!


Ficamos no Etoile Park Hotel, sem café da manhã porque estar em Paris e tomar café no hotel ninguém merece! hehehe 

Acordávamos e passávamos numa boulangerie, comprava um croissant, baguete, pain au chocolat, croque Madame...

 

Sim, levei meu chimarrão!!!


Paris é muito mais linda do que pensei, não vi ratos e nem senti o cheiro ruim do Sena. A unica coisa ruim que me lembro foi de um dia eu ser abordada por várias mulheres me mostrando uma lista, se cercaram em volta de mim e meu marido me tirou arrastada do meio delas, tomem cuidado, são mulheres experts em furtos! Pra minha sorte não roubaram nada!

Não compramos nenhum passeio antecipado, a não ser o passe de trem Paris-Luxemburgo, pra nossa sorte, pois o coronavírus já estava na área e alguns monumentos, museus, estavam com restrições. Minha prioridade era andar, andar e andar! Muitos pontos turísticos são de graça, por exemplo, a Torre Eiffel, a não ser que você queira subir nela, ela é de graça!  

O único passeio que eu queria muito fazer era visitar o Castelo de Versalhes, mas compramos o ingresso na hora, chegamos bem cedo e foi super de boa, uns 5 minutos na fila apenas.

DICA DE OURO 2:

Para saber como ir até lá usei o Google Maps, ele mostra certinho em que estação de trem você precisa ir, qual linha pegar, onde vai descer, facinho facinho!

Das coisas que eram prioridade pra mim, vou fazer uma lista:

  • Ir a Torre Eiffel de dia, e a noite vê-la piscar! (A cada hora cheia ela pisca, parece um céu estrelado!)

  • Comer Croque Madame
  • Comer soupe à l'oignon (sopa de cebola) 

  • Comer Crème brûlée 

  • Comer Macarons

comer comer e comer era minha prioridade, agora que notei!!! hahahaha

  • Moulin Rouge

  • Passar pelos pontos turísticos do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulin, a pé!

Foi o passeio mais lindo que fizemos! Saímos do hotel e fomos a pé até a Sacre Coeur, passamos por feiras locais, bairros onde tinham poucos turistas e mais nativos, mercadinhos, padarias lindas, floriculturas...

  • Sacre Coeur

  • Maison Rose

  • Catedral de  Notre Dame

  • Tomar um café olhando o movimento parisienne, fiz bastante isso inclusive. Essa Foto é no Cafe de Flore, muito famoso! Nele tomei um chá, o Thé de flore.

  • Ponte Alexandre III


O museu do Louvre não era prioridade, por incrível que pareça. Queria sim passar por ele mas não era: Nossa senhora, preciso ir no museu do Louvre!! Mas ele me surpreendeu!! Que monumento, que arquitetura, a piramide é enorme!! Para a próxima vez ele passou a ser a prioridade numero 1!

Bem gente, se eu pudesse escolher uma dica apenas, seria: Ande!! Ande sem medo! As vezes se perder vai ser a melhor coisa que vai te acontecer em Paris!

Me sigam no Instagram para me acompanhar no dia-a-dia! @tassianefurtado e também no canal do YouTube "Eu e meus piá".

2 comentários:

Diário de mudança 2

17/09/22 Querido diário!   Oii gente!! Estou com mais um diário de mudança aqui no blog e hoje vou falar como está sendo os preparativos par...